Sobre

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde foi inaugurado no dia 25 de dezembro de 1952, em Londrina. Projetado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, o Teatro situa-se no calçadão central de Londrina e é referência cultural na região. O nome “Ouro Verde” faz alusão à cultura cafeeira, que impulsionou o progresso material, social e econômico do norte pioneiro.

Em 1978, o Cine Ouro Verde foi comprado pela Universidade Estadual de Londrina com recursos do Ministério da Educação e do Governo do Estado do Paraná, e teve adaptação no nome para Cine Teatro Universitário Ouro Verde. A partir daí, além da programação cinematográfica, o Cine Teatro Universitário Ouro Verde passou a abrigar diversas manifestações artísticas: concertos, shows de MPB, montagens teatrais, espetáculos de dança, etc.

Desde a década de 1980, o cineteatro vem sediando o Festival Internacional de Teatro – Filo, o Festival de Música de Londrina e vários outros festivais promovidos e realizados na comunidade. Em 1999, foi tombado como Patrimônio Histórico do Paraná.

O projeto “Velho Cinema Novo”, proposto pela Secretaria de Estado da Cultura, incluiu o Teatro Ouro Verde para passar por reformas no ano de 2002. O objetivo do projeto era reformar 13 salas de exibição localizadas no Paraná, consideradas pelo setor estadual de patrimônio como de valor histórico, arquitetônico e social. As obras duraram seis meses e o Teatro Ouro Verde voltou a funcionar no início de 2003, embora apenas como teatro e com a capacidade para 853 espectadores.

Em 12 de fevereiro de 2012, um curto-circuito causou um incêndio que comprometeu grande parte de estrutura do teatro, levando a suspensão das atividades. Constitui-se uma Comissão para acompanhar o processo de reconstrução e, em 2013, terminou-se o processo de licitação para o início das obras. Em 16 de janeiro de 2014, o Governo do Estado do Paraná assinou o contrato e a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução do Teatro Ouro Verde.

Depois de cinco anos e muitas dificuldades no caminho, a reinauguração do Teatro Ouro Verde aconteceu no dia 30 de junho de 2017, com uma programação exclusiva para convidados. A antiga estrutura foi mantida e o palco, plateia e camarim foram adaptados.

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde é um dos espaços da Casa de Cultura da UEL, e encontra-se na Rua Maranhão, 85 – Centro – Londrina Pr. CEP 86010-410.